APRESENTAÇÃO
1. Introdução
O setor de produção de sementes é de suma importância para o desenvolvimento da agricultura. Afinal, a semente é a base da agricultura moderna, daí a busca incessante por sementes de alta qualidade, ou seja, que aliam as melhores qualidades genética, física, fisiológica e sanitária.
O Estado de Mato Grosso é o 4° maior produtor de sementes do Brasil, contemplando as culturas de algodão, arroz, feijão, forrageiras tropicais, girassol, milho, soja e sorgo. A produção total de sementes produzidas na Safra 2010/2011 chegaram a 269 mil toneladas e a demanda chegando a 340 mil toneladas, totalizando uma área plantada de 10.755.000 ha.
Para que o Estado de Mato Grosso continue se destacando na produção de sementes, foi criado o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente – FASE MT, cujos recursos serão empregados para incentivar a produção e utilização de sementes, através de ações como:
- Programas de conscientização do agricultor para que se utilize de sementes fiscalizadas;
- Participação, via fomento, de pesquisas para obtenção de variedades de sementes mais adaptadas às condições de solo e clima das microrregiões mato-grossenses – a exemplo do “Programa Soja Livre” de OGM recém lançado pelo Governo Federal;
- Cursos de capacitação de mão-de-obra para o correto manuseio e armazenamento de sementes no campo e outros;
- Pesquisas de melhoramento genético, dentre outros.
2. Objetivos
Constituem objetivos do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente – FASE MT, o incentivo à cadeia de produção e comercialização de sementes, através dentre ações, como:
- A melhoria da qualidade e produtividade das culturas, fomentando pesquisas com o objetivo de obter sementes mais produtivas e geradoras de plantas mais resistentes a pragas e doenças;
- A formação de mão-de-obra a ser utilizada em todas as fases da cadeia, da produção à comercialização;
- A criação de mecanismos de comercialização do produto;
- A realização e/ou promoção de eventos técnicos ligados à atividade, dentre eles, cursos, palestras, seminários, feiras, e outros;
- A promoção e marketing de toda e qualquer fase da cadeia produtiva;
- A promoção e/ou fomento de outras atividades reputadas pela sua Diretoria como de relevante interesse do setor.
- Dentre outras atividades relacionadas ao setor.